Os Dilemas da Mulher Investidora

Atualizado: 25 de jun.

*Artigo escrito por Kariny Marques


Neste artigo vamos compartilhar as ideias da Financista Kariny Marques sobre como , para as mulheres, a gestão financeira é um pouco mais complicada e as dificuldades que elas têm para se tornarem investidoras. Acompanhe:


"Quando se fala em investir, eu não sei vocês, mas o que me vem à mente é que os homens possuem mais facilidade para isso, não é mesmo? Isso porque no mundo das mulheres tornar-se investidora é uma tarefa um tanto quanto desafiadora, devido aos consumos diferenciados que nós temos em comparação aos homens. Lembrando que existem as exceções para aqueles homens mais cuidadosos com suas questões pessoais, porém, nada se compara a alguns pontos irrenunciáveis das mulheres. Então, vamos lá conhecer alguns deles?

Para que as mulheres comecem a investir, é necessário que antes algumas necessidades obrigatórias sejam alcançadas, isso mensalmente, e digo mais, algumas dessas necessidades são quase que impossíveis de serem retiradas dos gastos que elas representam no orçamento. Se pararmos para citá-los veremos como são indispensáveis vários itens que o homem nem sonhariam em ter que comprar para si todos os meses, são eles sutiãs, absorventes, anticoncepcionais, cremes para o cabelo, hidratante e óleos corporais para evitar as alergias e ressecamentos da pele devido ao uso de absorventes, camisas extras, pois não andamos sem camisa, nem mesmo em casa, e esses gastos são apenas a ponta do iceberg. Vamos lá exercitar a memória e entender o porquê temos estes e outros gastos extras?

Sabemos que tanto para mulheres que trabalham em casa, quanto, principalmente, para aquelas que trabalham fora, as unhas, cabelos e sobrancelhas feitas são exigências comuns para uma boa apresentação pessoal, são até mesmo motivo de contratação ou dispensa, sem contar as empresas que exigem uma maquiagem mais elaborada. Então, para muitas mulheres esses detalhes se tornam um vilão em suas finanças pessoais, isso porque a maioria (quase todas) das empresas não pagam nenhum tipo de auxílio para tais gastos, cabendo a você, mulher, arcar com essas despesas, estou certa?

Aí vai uma dica valiosa: que tal seguir algumas blogueiras ou assistir alguns tutoriais por meio da internet? SIM! Isso mesmo, você mesma pode fazer aquela hidratação, nutrição semanal que os seus cabelos necessitam sempre, afinal, sabemos que ela faz parte da rotina, uma vantagem nos tempos atuais é que as indústrias de cosméticos estão nos ajudando nisso, hoje possuem produtos para todos os tipos de cabelos, e o melhor, no rótulo podemos encontrar essas informações que facilitam na busca pelo produto certo. Outros aliados são as chapinhas e escovas com fonte de calor, que também são fáceis de manusear e encontrar para venda no mercado, e que não vai deixar você ficar menos bela, basta buscar na prática do dia a dia a forma mais eficiente de se utilizar essas ferramentas. O mesmo vale para as unhas e sobrancelhas, acredite! Tudo é questão de praticar, e com o tempo esses cuidados se tornarão parte da sua rotina, no entanto, será você a sua própria profissional. Aproveite esses momentos para conhecer melhor o seu corpo e gostar de cuidar bem dele, e de quebra você economizará bastante, quem sabe até mesmo poderá começar um negócio, oferecendo esses cuidados para algumas amigas, familiares, gerando uma renda extra.

E o que falar sobre o famigerado guarda roupa feminino, que é muito elogiado por mulheres e muitas vezes criticado pelos homens? Lugar delicado, hein meninas? Mas vou me atrever a dar alguns toques que auxiliarão vocês a deixar de gastar tanto nessa área (vestuário). O mais importante é o cuidado com as suas emoções. Antes de comprar qualquer peça de roupas busque em sua memória o que você já possui em casa, monte seus look mentalmente, e escolha uma paleta de cores para seguir, nos casos de calças, bermudas e saias opte por cores básicas como o preto, azul, sem muitos rasgados e sem muitas lantejoulas ou estampas, isso ajudará no momento em que for utilizar com diversas cores de camisas e evitará que você busque comprar mais dessas peças, que é justamente o que esse artigo está buscando que você faça, evitar mais esses gastos. O mesmo vale para vestidos: invista sempre em cores neutras. Sabe aquela famosa peça “curinga”? Ao comprar suas roupas sempre mentalize com quais peças poderá fazer combinações com as que você já possui.

E por último uma dica valiosa, e que parece simples, no entanto, desafiadora para algumas mulheres. Assim como todos nós devemos, por uma questão de segurança, ter uma reserva de emergência, vamos adicionar mais uma reserva? Mas dessa vez ela será para gastos com vestuários, o que ajudará significantemente a evitar certas compras paralelas e concentrará em compras mais certas e necessárias, ajudando a você mulher, a conseguir avançar em seus investimentos de curto e longo prazo e o melhor, sem deixar de se cuidar."


Toque no botão abaixo para baixar o primeiro capítulo do meu livro: "Princípios da Boa Gestão Financeira". Um manual simples e prático contendo a minha filosofia financeira que irá lhe ajudar a alcançar um nível financeiro mais sustentável e próspero!

Princípios da Boa Gestão Financiera - Amostra
.pdf
Download PDF • 1.32MB

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo