Ativo e Passivo. Você conhece esses termos?

Atualizado: Jul 14

Ativo e Passivo... esses conceitos já são velhos conhecidos dos estudantes e profissionais de administração e contabilidade, mas o que quero tratar nesse artigo não é o conceito aplicado nessas áreas e sim como são aplicados na sua vida financeira. No livro de Robert Kiyosaki chamado "Pai Rico, Pai Pobre" é dada a conceituação sobre esses dois termos da seguinte forma: Ativo é o que coloca dinheiro no seu bolso, Passivo é o que tira dinheiro do seu bolso. Bem simples, não é verdade? Além do mais, o autor afirma que em relação à contabilidade os termos são invertidos quando aplicados às finanças pessoais. Particularmente, discordo dessa interpretação, mas vamos entender melhor esses tais de Ativo e Passivo.


Pela definição básica de ser "algo que coloca dinheiro no seu bolso" vamos entender os ativos como as fontes de renda que podemos ter (salário, juros de aplicações financeiras, aluguéis de imóveis, royalties, lucro do negócio próprio). Na contabilidade aprendemos que os ativos são "bens e direitos que a empresa possui" (claro que a definição é mais completa, mas vamos nos ater à simplicidade), ou seja, uma empresa usa seus ativos para gerar a renda. Então em nossas finanças pessoais os ativos servem justamente para isso: gerar renda e colocar dinheiro em seu bolso. Por outro lado, os passivos são aqueles que "tiram dinheiro do seu bolso", ou seja, os bens ou obrigações que fazem com que você tenha que desembolsar recursos.


Então entendido o conceito desses dois termos, podemos tentar entender como isso se aplica na nossa vida financeira. Vamos partir do seguinte exemplo: Você pretende comprar um carro para uso próprio e de sua família. Esse carro seria classficado como Ativo ou Passivo? Pois bem, a partir do momento em que você adquire o carro (sendo à vista ou financiado) e o usa no seu dia a dia ele já começa a lhe gerar custos, apenas tirando dinheiro do seu bolso, logo podemos classificar o carro como um Passivo. Agora pegando esse mesmo exemplo da compra do carro, só que ao invés de usar para a sua locomoção você decida por alugar o carro para uma pessoa trabalhar como motorista de aplicativo você terá uma outra fonte de renda. O carro já não seria mais considerado como Passivo, passando a ser um Ativo, pois vai colocar dinheiro no seu bolso.


Agora o porquê ser importante ter ciência desses dois termos? Para que você consiga constuir um patrimônio sólido você deve focar em adquirir ativos e não só passivos. O foco apenas em adquirir passivos, por mais nocivo que possa parecer, é o senso comum das pessoas quando o assunto é dinheiro. Veja se essa situação não lhe é familiar: uma pessoa começa a sua vida financeira com um emprego em que tenha uma renda suficiente para seus custos. Em um determinado momento ela começa a desejar ter alguns bens, como transporte e moradia, direcionando seus esforços para isso. Por não pensar em outras formas para conseguir realizar seus objetivos financeiros vai ao banco e busca por financiamentos ou empréstimos. E lá vai a pessoa comprometer uma parcela significativa de sua renda por 5, 8 ou 10 anos. Lembrou alguém? Então, essa é a mentalidade de quem apenas foca nos passivos, logo o resultado será ter o seu potencial de ganhos limitado. Para que se possa ter uma posição mais confortável no futuro, o mais acertado seria ter os passivos, mas focar na aquisição de ativos para que assim seja possível o crescimento sustentável de suas finanças.


Espero que tenha ficado claro o conceito e aplicação dos ativos e passivos em suas finanças pessoais. Pode parecer uma coisa simples demais, mas tem uma importância tremenda no resultado que se deseja obter na construção de patrimônio. Guarde essa ideia: Para que você possa enriquecer foque em ter mais ativos do que passivos.


CLIQUE AQUI para conhecer o meu e-book: "Princípios da boa gestão financeira". Um manual simples e prático com os conhecimentos sobre Educação Financeira que irá lhe ajudar a alcançar um nível financeiro mais sustentável e próspero!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo